sábado, 8 de abril de 2017

O Livro dos Espíritos - 160 anos - 1ª parte

Pela comemoração dos 160 anos deste grandioso livro, iremos transcrever algumas perguntas das 1018 que compõe a obra codificada por Kardec.

Questão 1 - Que é Deus?
- Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

Questão 4 - Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
- Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá.
Para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da Criação. O Universo existe; ele tem, pois, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e adiantar que o nada pode fazer alguma coisa.

Questão 10 - O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?
- Não; é um sentido que lhe falta.

Questão 13 - Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma ideia completa dos seus atributos?
- Do vosso ponto de vista, sim, porque credes tudo abraçar. Mas sabei bem que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais vossa linguagem limitada às vossas ideias e às vossas sensações, não tem expressão adequada. A razão vos diz, com efeito, que Deus deve ter essas perfeições no supremo grau, porque se o tivesse uma só de menos ou não fosse de um grau infinito, ele não seria superior a tudo, e por conseguinte não seria Deus. Por estar acima de todas as coisas, Deus não deve suportar nenhuma vicissitude e não ter nenhuma das imperfeições que a imaginação pode conceber.
Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso e soberanamente justo e bom.

Essa é a fé raciocinada, tão bem explicada pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário