domingo, 2 de abril de 2017

O Livro dos Espíritos - 160 anos - Parte 2


O Livro dos Espíritos tem por característica a sistemática de perguntas e respostas. As perguntas  e os comentários foram elaboradas pelo Codificador (homem das Ciências e Pedagogo) e as respostas dadas pelos Espíritos Superiores, através de diferentes médiuns, de lugares diversos; e enquanto as respostas não eram as mesmas, ele continuava questionando.
No texto de hoje vamos entender a diferença entre as palavras espiritual, espiritualista e espiritualismo. "O espiritualismo é o oposto do materialismo; quem crê haver em si outra coisa além da matéria , é espiritualista. Mas não se segue daí que crê na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em lugar das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos para designar esta última crença as de Espírita ou o Espiritismo. Diremos pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípios as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas ou espiritistas." (O Livro dos Espíritos - Introdução - Item I).
"Os próprios seres que se comunicam se designam, sob o nome de Espíritos ou de gênios, e como tendo pertencido, pelo menos alguns, a homens que viveram sobre a Terra." (O Livro dos Espíritos - Introdução - Item VI). Kardec optou pela palavra "Espírito" e criou as derivadas: espiritismo, espiritista, espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário