Mais algumas questões feitas por Kardec aos Espíritos superiores:
Questão 68 - Qual a causa da morte entre os seres orgânicos?
- O esgotamento dos órgãos.
- Poder-se-ia comparar à cessação do movimento de determinada máquina desorganizada?
- Sim; se a máquina está mal montada, a atividade cessa; se o corpo adoece, a vida se extingue.
Questão 76 - Que definição se pode dar dos Espíritos?
- Poder-se-ia dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Povoam o Universo fora do mundo material.
Questão 78 - Os Espíritos tiveram princípio, ou existem como Deus, de toda a eternidade?
- Se os Espíritos não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, ao passo que eles são sua criação e submetidos à sua vontade. Deus existe de toda eternidade e isto é incontestável; mas saber quando e como nos criou, não o sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se entenderdes com isso que sendo Deus eterno, tem criado sem descanso; mas quando e como ele criou cada um de nós, digo-te, ainda, ninguém o sabe; aí é que está o mistério.
82 - É exato dizer-se que os Espíritos são imateriais?
- Como se pode definir uma coisa, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem insuficiente? Pode um cego de nascimento definir a luz? Imaterial não é o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que sendo o Espírito uma criação, deve ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas como analogia para vós outros, e tão etérea que não pode ser percebida pelos vossos sentidos.
93 - O Espírito propriamente dito tem alguma cobertura ou está, como pretendem alguns, envolvido numa substância qualquer?
- O Espírito está revestido de uma substância vaporosa para os teus olhos, mas ainda bem grosseira para nós; muito vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e se transportar para onde queira.
96 - Os Espíritos são iguais ou existe entre eles uma hierarquia?
- São de diferentes ordens, segundo o grau de perfeição ao qual chegaram.
97 - Existe um número determinado de ordens ou de graus de perfeição entre os Espíritos?
- O número é ilimitado, pois não existe entre essas ordens uma linha de demarcação traçada como uma barreira, e assim se podem multiplicar, ou restringir, as divisões à vontade. Todavia, se consideramos os caracteres gerais, elas podem reduzir-se a três principais.
Podem-se colocar em primeiro lugar aqueles que tenham alcançado a perfeição: os Espíritos puros. Os da segunda ordem alcançaram a metade da escala: o desejo do bem é a sua preocupação. Os da última ordem estão ainda no início da escala: os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, o desejo do mal e todas as más paixões que lhes retardam o progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário