quinta-feira, 13 de abril de 2017

O Livro dos Espíritos - 160 anos - 6ª parte

Mais algumas perguntas retiradas do Livro dos Espíritos:

Questão 207 - Os pais transmitem, frequentemente, aos filhos uma semelhança física. Transmitem também uma semelhança moral?
- Não, uma vez que têm alma ou Espírito diferentes. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças não há senão consanguinidade.
- De onde provém as semelhanças morais que existem, algumas vezes, entre pais e filhos?
- São Espíritos simpáticos, atraídos pela semelhança de suas tendências.

Questão 208 - Os Espíritos dos pais não exercem influência sobre o do filho, depois do nascimento?
- Uma influência muito grande; como dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso uns dos outros. Muito bem! Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os dos seus filhos pela educação; é para eles uma tarefa: se falharem serão culpados.

Questão 218 - O Espírito encarnado conserva algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas suas existências anteriores?
- Resta-lhe uma vaga lembrança que lhe dá o que se chama de ideias inatas.
- A teoria das ideias inatas não é, pois, uma quimera?
- Não, os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem. Libertado da matéria, o Espírito os conserva. Durante a encarnação, ele pode esquecê-los em parte momentaneamente, mas a intuição que deles guarda ajuda o seu adiantamento. Sem isso, deveria sempre recomeçar. O Espírito parte, em cada nova existência, do ponto em que chegou na existência anterior.

Questão 224 - Que se torna a alma nos intervalos das encarnações?
- Espírito errante que aspira a seu novo destino; ele espera.

Questão 225 - A erraticidade, por si mesma, é um sinal de inferioridade nos Espíritos?
- Não, pois há Espíritos errantes de todos os graus. Já dissemos que a encarnação é um estado transitório; no seu estado normal o Espírito está liberto da matéria.

Questão 258 - Quando no estado errante e antes de se reencarnar, o Espírito tem a consciência e a previsão das coisas que lhe sucederão durante a vida?
- Ele próprio escolhe o gênero de provas que quer suportar e é nisso que consiste o seu livre-arbítrio.

Questão 304 - O Espírito se lembra da sua existência corporal?
- Sim, quer dizer, tendo vivido muitas vezes como homem, recorda-se do que foi, e te asseguro que, por vezes, se ri apiedado de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário