sábado, 17 de outubro de 2015

Data de desencarnação de Fabiano de Cristo



FABIANO DE CRISTO

         Espírito da equipe do Anjo Ismael, guardião do Brasil, esteve aqui em destacada atividade religiosa, de 1553 até o fim daquele século, em penoso labor da criação de um novo país.
         No século XVIII, reencarnou no vilarejo de Soengas, província do Minho em Portugal, com o nome de João Barbosa. Estudioso e trabalhador dedicado, em poucos anos amealhou grande fortuna.
         Porém, em sua elevação espiritual inata, puseram-no em contato com os mentores espirituais que lhe sugeriram abandonar as ambições e dedicar-se aos pobres e sofredores.
         Aceitando o chamado do Alto, que lhe preservou o livre arbítrio e os méritos na escolha, com o esquecimento do passado, decidiu-se por retomar o caminho da vida religiosa.
         Desfez-se dos bens, doando-os e ingressou resoluto na ordem menor franciscana, como humilde irmão leigo no Convento de São Bernardino de Sena, posteriormente foi transferido para o Convento de Santo Antônio em 1705, quando por indicação do Frei Boaventura, adotou o nome de Fabiano de Cristo.
         Ali se destacou no trabalho com os carentes, dedicando seu amor, e suprindo suas necessidades materiais. No lado espiritual, aplicava passes com imposição das mãos, utilizava água fluidificada e infusões para curar enfermos.
         Sua fama de santidade e de curador atraía para o convento verdadeiras multidões. Os atos religiosos eram sempre motivo para grande afluência de fiéis mesclados com doentes, deficientes, famintos de pão e justiça.
         Os dias passavam na rotina no Convento, de orações, meditações e ações de caridade em atendimento aos sofredores causaram ao iluminado religioso as marcas físicas da debilitação, refletindo-se no andar arrastado devido aos edemas e as chagas nas pernas.
         Ele chegara a mais de 70 anos e os jejuns e disciplinas de mortificações religiosas apressaram o fim do corpo físico, ocorrendo a desencarnação em 17 de outubro de 1747.
         A notícia causou comoção aos habitantes do Rio de Janeiro, trazendo verdadeira multidão às dependências do Convento, local onde seu corpo foi sepultado.
         Luminosos Espíritos liderados por Francisco de Assis, conduziram o corpo fluídico espiritual do dedicado Servo de Deus, aos Planos Superiores, o qual, após repouso reconstituidor, passou a desempenhar novas tarefas.
         Colônias espirituais socorristas próximas à Crosta necessitavam de lideranças e Fabiano passou a integrá-las com a implantação da Casa Transitória. Sempre inspirado pelo Anjo Ismael, expandiu sua obra de amor pelo imenso território do Brasil.
         Orientando inúmeras instituições, algumas com seu nome como patrono, todas com objetivos sociais e solidários, as quais supervisiona pessoalmente. Estimula legiões de trabalhadores na Terra e no Espaço na causa do Bem. Inspira os médiuns curadores ao uso de ervas medicinais e passes reconstituidores, assim como a doutrinação para Espíritos rebeldes.
         Que Jesus nos conserve fiéis perante a presença deste luminar Espírito benfazejo.
Fontes:

Centro Espírita do Bem – Ano VII – Edição trimestral – 2001 – nº 23; Mergulhando no Mar de Amor – A Vida de Fabiano de Cristo, César Soares dos Reis, Sociedade Editora Espírita F. V. Lorenz – RJ – Brasil, 4ª Ed. 2005.

Les Divas


Ontem à noite aconteceu no Teatro Guarany o espetáculo   Les   Divas",    patrocinado    pela Empresa Expresso Embaixador,   e   com total renda revertida ao Lar   Fabiano de   Cristo   e APAE - Pelotas.   O  espetáculo uniu a música erudita com a regional, envolvendo a todos em momentos de arte, beleza e fraternidade. O Lar Fabiano   de   Cristo    agradece    a    todos   os envolvidos e que Deus continue abençoando  a essas Instituições e a todos que colocam o amor ao próximo como prioridade em suas vidas.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outubro Rosa

Livros da autora  Antonieta de Castro Sá
Este livro, "Câncer e Vida" é um relato sobre a superação do câncer, mostrando a realidade do tratamento e a possível oportunidade de renascimento. Além disso, pretende oferecer motivações para a pessoa que se descobre com câncer.

A autora desta obra "Câncer e Família" é psicóloga clínica, especializada em atendimento de adolescentes e adultos, e dedicada também ao estudo da psico-oncologia e ao tratamento de paciente de câncer e seus familiares, preocupada com os traumas psicológicos que os atingem. Este livro propõe expor um resumo da convivência da autora, pessoal e profissionalmente, com esta doença.





Estes dois livros temos no acervo da Biblioteca do Lar Fabiano.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Le Divas

Dia 16 de outubro, sexta-feira, no Guarany, grande espetáculo em prol de duas importantes Casas de Pelotas: Lar Fabiano de Cristo e APAE. Ingressos direto no Teatro, lembrando que estudantes, professores, aposentados pagam meia entrada.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

D i a   d a   C r i a n ç a

Origem da data:
Cada país convenciona sua própria data para comemorar o Dia das Crianças. O Brasil escolheu o dia 12 de outubro para a celebração, juntamente com o feriado de N. Sra. Aparecida, Padroeira do Brasil. Houve  uma campanha de marketing  promovida pela Estrela S.A. e outras empresas do ramo de brinquedos, que revitalizaram o dia 12 de outubro. 
Mas o que significa ser Criança para o Espiritismo
Na primeira fase da vida somos crianças. Não por acaso, ao nascer, nascemos pequenos, frágeis e "lindinhos". Kardec explica no Livro dos Espíritos, que o esquecimento do passado ocorre de forma providencial na reencarnação da criança, uma vez que, se os pais reconhecem no bebê de colo o inimigo do passado todo o resgate estaria comprometido. A ciência explica que a fragilidade do bebê leva não apenas a mãe, mas todos que o rodeiam a ter cuidados especiais e uma maior atenção.
Conforme cresce, a criança aprende com os pais conceitos de como se portar em sociedade. Algumas dessas atitudes são trazidas como parte de sua memória de vidas passadas, necessitando da atenção dos pais para corrigi-las ou incentivá-las.
O tempo passa, e a criança ao entrar na adolescência inicia seu processo de experiências próprias, com base em ensinamentos transmitidos pelos pais e com os apreendidos do convívio social. Cabe mais uma vez a supervisão dos progenitores, para que tudo corra bem, mas agora não na posição de “sabemos o que é melhor para você” e sim de “acho que se você fizesse desse jeito poderia dar certo”.
A Doutrina Espírita não foi feita apenas para uma faixa etária, ou um tipo de cultura. Pelo contrário, seu caráter universal serve como norteador em qualquer momento da vida. Na infância, a Evangelização Infantil, aliada às instruções paternas, desempenham seu papel na formação da criança. O papel do Evangelizador durante a primeira infância é levar às crianças os primeiros sentidos de moralidade e regras de convívio social, segundo o Espiritismo.
Dividir brinquedos e atenção com os colegas, o sentido da prece como forma de falar com Deus, a não existência da morte, boas maneiras, respeito aos mais velhos, preservação do meio ambiente, normas de bem estar social. Tudo isso é ensinado. Em um segundo estágio, a criança interage com a escola, e em outras situações com a sociedade. A Evangelização mais uma vez direciona aqueles primeiros aspectos de convívio social, e introduz os primeiros conceitos da reencarnação. Daí para frente caminha-se em direção da filosofia espírita, da reflexão dos ensinamentos da família e do centro comparados com os apresentados pela sociedade e pelas diversas experiências.
Por meio desta conscientização da Evangelização, da família e do contato com o Espiritismo desde as primeiras fases da vida, a formação de um homem de bem se encontra a meio caminho andado. Basta então a vontade do indivíduo em fazer o bem. As sementes já estão lá, lançadas pelos pais e evangelizadores.
Lembramos que o Lar Assistencial Irmão Fabiano de Cristo, evangeliza todas as idades, mas tem uma programação específica para as Crianças, durante o ano, de março a novembro, aos sábados à tarde. Informe-se: 32278887.