sábado, 27 de agosto de 2016

Dicas de Livros


EU, ESPÍRITO IMORTAL
Médium: Afro Stefanini II
Espírito: Honório

Descrição:

Vivemos dias em que o ser humano preenchido de informações avassaladoras permanece ignorando o recôndito do coração. Suas teses não conseguem explicar com propriedade de gênero o sentido da vida e as pesquisas materialistas não preenchem o vazio existencial, que se faz pandemia no século presente. É para o Espírito de imortalidade essencial que direcionamos estas linhas, na certeza de que, por meio do estudo intelecto-moral, todo objetivo se direciona para a expansão da consciência, fortalecendo o ser humano no trânsito da sua experiência corpórea com recursos para sublimar as várias influências da matéria, que hoje se somam às superficialidades dos costumes modernos.
  Honório


 A Feira do Livro 2016 do Lar Fabiano, além das Obras Básicas, de livros doutrinários, romances e infantis oferece ao grande público lançamentos de obras dentro da visão da Doutrina Espírita.






sexta-feira, 26 de agosto de 2016

TRABALHO VOLUNTÁRIO



“Fora da caridade não há salvação.”
ALLAN KARDEC

Necessidade da caridade segundo São Paulo

 Ainda que eu fale as línguas dos homens e até mesmo a língua dos anjos, se não tiver caridade, sou apenas como um metal que soa e um sino que tine; e ainda que tivesse o dom de profecia, e penetrasse em todos os mistérios, e tivesse uma perfeita ciência de todas as coisas; e se tivesse toda a fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei. E quando tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso de nada me servirá. A caridade é paciente, é doce e benigna; a caridade não é invejosa, não é temerária e precipitada; não se enche de orgulho, não é desdenhosa; não procura seus próprios interesses; não se vangloria e não se irrita com nada; não suspeita mal, não se alegra com a injustiça, e sim com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera e tudo sofre. Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, entre elas, a mais excelente é a caridade. (PAULO, 1ª EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS, 13:1 A 7,13).


O que é trabalho voluntário?

Numa abordagem abrangente, "voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e de solidariedade, doa seu tempo, seu trabalho e seu talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário".
Voluntário é, pois, toda pessoa que já rompeu, mesmo que parcialmente, a crosta de egoísmo, do ego, de egocentrismo, que em maior ou menor grau nos envolve a todos. É aquele que já exercita, ainda que muitas vezes em estado embrionário, o amor ao próximo ensinado por Jesus, fazendo ao irmão necessitado o que gostaria que se lhe fizesse em idêntica situação. Atua no anonimato. É encontrado em toda parte, oriundo de todas as camadas sociais e adepto de todas as religiões. É movido pelo desejo sincero de servir, sem esperar nada em troca.
Pilares de sustentação do trabalho voluntário na Casa Espírita
1º Pilar: Amor ao próximo, respeito humano
O trabalho voluntário na Casa Espírita exige contato permanente com criaturas humanas encarnadas e desencarnadas, situadas nas mais variadas faixas vibratórias de pensamento e comportamento, daí a necessidade de o voluntário ser portador de um aceitável grau de sensibilidade para que possa bem se relacionar com essas pessoas, a fim de não prejudicar os intentos divinos em favor delas.
2º Pilar: Fidelidade aos princípios espíritas
Em função da natureza do trabalho realizado na Casa Espírita, é fundamental que seu trabalhador voluntário não só tenha conhecimento doutrinário, mas também o abrace e nele tenha . O trabalho sob a égide do Espiritismo também leva em consideração a vida espiritual das pessoas e seu retorno à carne em vidas futuras. Para que essa consciência se firme, de forma mais efetiva na conduta do voluntário, é necessário que saiba o que é reencarnação, quais os princípios que a regem e que a compreenda à luz do Espiritismo; que tenha conhecimento e acredite na comunicabilidade dos Espíritos, em como essa comunicação se processa e que efeitos provoca na vida da criatura humana; que tenha fé em Deus, em sua bondade, misericórdia e justiça, para melhor entender as desventuras com que se deparará ao longo do seu trabalho e que acredite na imortalidade da alma, para citar alguns requisitos básicos necessários a que se guarde fidelidade aos princípios doutrinários espíritas.
3º Pilar: Convivência fraterna e companheirismo
Jesus com seu exemplo nos ensinou que o trabalho na seara divina não dispensa a participação de ninguém que esteja imbuído de boa vontade e sintonizado com os propósitos divinos. Assim deve ser na Casa Espírita, pois todos os que nela se encontram são irmãos que abraçam a mesma fé, dispostos a seguir as recomendações de vida eterna, trazidas pelo Cristo, uns espiritualmente mais amadurecidos que outros, mas todos desejosos de crescimento espiritual.
Diante dessa heterogeneidade evolutiva, é natural que em alguns momentos ocorram desencontros de opinião e comportamento, todavia, nesses momentos devemos nos lembrar de que viemos para unir pessoas e não para separá-las.
4º Pilar: Amor ao trabalho
No exercício de sua tarefa, o trabalhador voluntário da Casa Espírita deve estar imbuído do sentimento de amor ao que faz e não do da obrigação ou da prestação de um favor a alguém, seja encarnado, seja desencarnado. A alegria de poder contribuir para a felicidade daqueles que a Providência divina coloca em nosso caminho deve ser a motivação que nos leve a realizar o trabalho voluntário, principalmente na Casa Espírita.
5º Pilar: Presença
Quem se dispuser a trabalhar na seara espírita deve planejar bem seu tempo de modo a não se prejudicar na condução de suas outras atividades, fora do Centro, e também para que a tarefa da qual participa no Movimento Espírita não venha a sofrer nenhum tipo de prejuízo. É imperativo que haja tranquilidade e satisfação por parte do trabalhador voluntário, principalmente no desempenho de sua tarefa, e isso só será possível se, dentre outros fatores, houver, no mínimo, um equilíbrio razoável do binômio: trabalho assumido versus tempo disponível à sua realização. Nesse quesito, a assiduidade e a responsabilidade são duas condições que não podem faltar.

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (Francisco de Assis)
O Lar Fabiano de Cristo agradece a todos os seus trabalhadores voluntários que passaram pela Casa nesses 40 anos, os que estão atuando no presente e os futuros trabalhadores que, através do estudo sistematizado e metódico, em algum momento irão se agregar a novas tarefas.




Fonte:
Revista Reformador, 2014.

FEB (Federação Espírita Brasileira)


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Trabalhos Espirituais - Lar Fabiano de Cristo



PRONTO SOCORRO ESPIRITUAL

É um trabalho emergencial, que acontece quase todos os dias na rotina do Lar Fabiano. Reúnem-se três pessoas, trabalhadoras voluntárias do Lar, para fazer uma visita nas residências, hospitais, casas geriátricas e muitas vezes, UTIs; também visita-se trabalhadores antigos da Casa, com dificuldades de locomoção. Nessas visitas leva-se o carinho, preces e passes aos doentes.
O pedido pode ser feito até mesmo por telefone, dando o nome, idade, endereço, enfermidade e telefone para contato para confirmação do pedido. 



CARAVANEIROS

Outra importante tarefa ligada ao Departamento Espiritual é responsabilidade dos Caravaneiros. Um grupo de trabalhadores abnegados, saem todos os sábados em equipe para visitar pessoas com doenças físicas ou psicológicas. Essas visitas são agendadas previamente e, após uma prece de harmonização, eles deslocam-se até a moradia das pessoas, levando o carinho, a palavra amiga e a prece.






quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Caridade Material

CARIDADE MATERIAL NO LAR FABIANO DE CRISTO

“Fora da Caridade não há Salvação”

Mas... o que é Caridade?


Na questão 893 de O Livro dos Espíritos, Kardec indaga qual a mais meritória das virtudes, obtendo dos Espíritos a resposta de que é a caridade desinteressada. Mas o que é caridade segundo a Doutrina Espírita? Para facilitar a compreensão, pode-se dividi-la em caridade material e moral.
A caridade material compreende aquilo que tem manifestação no mundo físico, devendo ser exercida com desprendimento e amor, sem humilhar quem recebe. O amor se manifesta na maneira como se dá, não incluindo os que doam algo apenas para se verem livres de quem pede ou para aliviar a consciência, mas sim a atitude realizada com real vontade de auxiliar. Já o desinteresse consiste em não esperar reconhecimento, gratidão ou retorno de qualquer espécie pela ação realizada, consoante a frase: “que a mão esquerda não saiba o que dá a mão direita”. Assim, pode-se dar muito ou pouco, com muito ou pouco amor.


Seguindo os princípios da Doutrina Espírita, o Lar Fabiano de Cristo também preocupa-se com a caridade material e, além de manter a alimentação e medicamentos aos idosos cadastrados, em alguns períodos do ano é promovido:


BRECHÓ: destinado ao público, com vendas de roupas femininas e masculinas, calçados, etc... Os produtos são de boa qualidade e doados à Casa; os preços são bem acessíveis, beneficiando irmãos com dificuldades financeiras.





BAZAR: produtos confeccionados por trabalhadoras da Casa, de excelente qualidade, vendidos ao público em local externo e, com o objetivo de angariar fundos.










POSTO DE VENDAS: durante todos os dias do ano, no horário da prece e passe, acontece na Biblioteca a venda de livros, Cd’s e DVD’s espíritas, valores revertidos às necessidades materiais da Casa. E, nos dias 15 de cada mês, 15% de desconto.





O Lar tem também o Departamento Mãe Gestante, e, para a confecção de enxovais solicita-se a doação de novelos de lã.


terça-feira, 23 de agosto de 2016

ÁGUA FLUIDIFICADA

FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA
A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que o tratamento alcance o efeito desejado. A água é um ótimo condutor de força eletro-magnética e absorverá os fluidos sobre ela projetados, conservá-los-á e os transmitirá ao organismo doente, quando ingerida. A água fluidificada expande os átomos físicos, ocasionando a entrada de átomos espirituais, ainda desconhecidos, e que servem para ajudar na cura.
Fluidificação Espiritual – é aquela em que os Espíritos aplicam fluidos (sem intermediários) diretamente sobre os frascos com água. Na Fluidificação Espiritual a água não recebe fluidos magnéticos do indivíduo encarnado, mas somente os trazidos pelos Espíritos. A Fluidificação Espiritual é a mais comumente utilizada nos Centros Espíritas.
O processo de fluidificação da água independe da presença de médiuns curadores, pois os Espíritos podem aplicar os fluidos sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água, além disso, qualquer pessoa pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo, projetando assim os seus próprios fluidos e recebendo o auxílio da Espiritualidade amiga, sempre presente.
Todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância divina (água).
A ciência denomina a água de “Líquido Vital”. Uma vez fluidificada e ingerida, a água pode provocar os seguintes efeitos:
  • Inibição da formação de radicais livres, ou seja, diminuição dos processos oxidativos celulares, diminuição da taxa de produção de gás carbônico, aceleração dos processos de fagocitose, incremento na produção de linfócitos (células de defesa);
  • Observa-se na membrana celular uma maior mobilidade de íons, Sódio e Potássio, melhorando o processo de osmose celular, tendo um efeito rejuvenescedor no organismo. Há uma distribuição no mecanismo de transporte de vários tipos de cátions, como é o caso do cálcio;
  • Efeitos sobre os hormônios receptores, ativação dos linfócitos por antígenos e várias lecitinas. O processo de polarização magnética induzida (imantação) da água no organismo produz a captura e precipitação do cálcio em excesso no meio celular;
  • Reposição da energia espiritual, renovando a estrutura perispiritual.

Obs.: No Lar Fabiano de Cristo, atualmente a água é fluidificada no momento da Prece que antecede o Passe. 

         Lembrando que o Frei Fabiano de Cristo utilizava o recurso da água magnetizada e fluidificada para os doentes que iam até o Convento em busca de alívio às dores físicas e espirituais.

Fontes: Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes - Natal (RN); Mediunidade Sem Preconceitos – Edvaldo Kulcheski e FEB (Federação Espírita Brasileira).



segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CENÁRIO DE LUZ

  DEPARTAMENTOS DO LAR FABIANO DE CRISTO

Departamentos Espirituais

* Departamento da Prece
* Departamento Doutrinário
* Departamento do Passe
* Departamento do Diálogo Fraterno
* Departamento de Caravaneiros
* Departamento de Orientação Espiritual
* Departamento de Irradiação Fluídica
* Departamento de Fluidoterapia de Apoio
* Departamento do Pronto Socorro Espiritual
* Departamento de Evangelização e Assistência ao Idoso
* Departamento de Desobsessão
* Departamento de Irradiação Fluídica à Distância
* Departamento da Infância e Juventude
* Departamento de Estudo da Doutrina Espírita
* Departamento Mediúnico
* Departamento de Atendimento Emergencial
* Departamento de Assuntos da Família
* Departamento de Apoio Espiritual ao Trabalhador



Departamentos Materiais

* Departamento da Janta aos Idosos
* Departamento do Bazar das Idosas
* Departamento do Bazar do Lar Fabiano de Cristo
* Departamento da Gestante
* Departamento de Alimentação e Vestuário
* Departamento de Divulgação da Doutrina Espírita (Biblioteca)
* Departamento Jurídico
* Departamento de Ambulatório
* Departamento de Promoções
* Departamento das Obreiras
* Departamento de Patrimônio
* Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita



Obs.: O Livro Cenário de Luz narra, através de comunicação mediúnica, a história da fundação do Lar Espírita Assistencial Irmão Fabiano de Cristo.
Que a simplicidade dessas páginas nos ajudem a conhecer melhor essa Casa.
Esta obra está à venda na Biblioteca e posteriormente na Feira do Livro.




domingo, 21 de agosto de 2016

DECOM DO LAR FABIANO DE CRISTO

D E C O M



Departamento de Comunicação (abrange a biblioteca e todos os informativos referentes a palestras, cursos, etc... Também é o departamento responsável pelo Posto de Vendas e de empréstimos de livros aos sócios da Casa. Promove a Feira do Livro todos os anos por ocasião do aniversário do Lar. 




Nosso acervo abrange Obras Básicas e doutrinárias, autores como Divaldo Franco, Raul Teixeira, Chico Xavier, Yvone do Amaral, Haroldo Dutra Dias; autores espirituais como Emmanuel, André Luiz, Joanna de Ângelis, etc; romances psicografados, livros infanto juvenis, biografias, cd's, dvd's, vale presente e muito mais...