quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Notícia da FERGS

Posse Da Diretoria Executiva – Triênio 2016-2018 - FERGS
10/01/2016


A solenidade de posse da diretoria e do Conselho Fiscal da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, triênio 2016/2018, foi realizada no último sábado, dia 09 de janeiro, na nova sede da entidade em Porto Alegre. Gabriel Nogueira Salum substituiu Maria Elisabeth Baribieri na presidência, liderando uma diretoria que tem ainda Rogério Stello na vice-presidência administrativa; Rosi Possebon na vice-presidência doutrinária; Lea Bos Duarte, na vice-presidência de relações Institucionais; e Maria Elisabeth Barbieri, na vice-presidência de unificação. A eleição dos novos dirigentes da FERGS aconteceu em 14 de novembro de 2015.
Em seu discurso, Maria Elisabeth Barbieri, que deixou a presidência da Federação após três gestões sucessivas, chamou seu sucessor de “filho do coração” e utilizou-se das palavras do apóstolo Paulo ao declarar-se devedora de todos que a ombrearam na seara vitoriosa frente à entidade. Logo após a coordenadora da comissão eleitoral, Denise Fagundes Garcia, deu posse à nova diretoria, encerrando os trabalhos da comissão. Na sequência o presidente eleito, Gabriel Salum, nomeou e deu posse aos demais integrantes da diretoria da Federação, sendo eles: Renato Haag, como 1º Tesoureiro; Maurício Chaves, como 2º Tesoureiro; Ana Maria de Jesus Silveira, como 1ª Secretária; Maria da Graça Malaguez, como 2ª Secretária; Marlene Bertoldo da Silva, como diretora da Área de Assistência e Promoção Social Espírita; Helena Bertoldo da Silva, como diretora da Área de Atendimento Espiritual no Centro Espírita; William Jerônimo Gontijo Silva, como diretor da Área de Comunicação Social Espírita; Ângela Bairros Oyarzábal, como diretora da Área de Pesquisa e Documentação; Cleusa Conceição Terres Schuch, como diretora da Área de Estudo e Pesquisa; Marlise Ribeiro, como diretora da Área de Assuntos da Família; Fabiano Boeira, como diretor da Área de Infância e Juventude; Bárbara Demétrio, como diretora do Departamento de Marketing; Alexandre Costa, como diretor da Área da Mediunidade; João Aires Proença Ferreira, como diretor do Departamento de Patrimônio e Fabian de Souza, como diretor do Departamento de Tecnologia da Informação.
Em seu discurso de posse Salum destacou que “estamos aqui porque o Consolador chegou à terra através de Alan Kardec, ainda no século XIX, com o lançamento do Livro dos Espíritos”. Lembrou a necessidade da união dos espíritas e observou estarmos diante de um desafio de amor. Agradeceu à presidente que deixou o cargo, ressaltando que, dentre os muitos ensinamentos que lhe deixou, o maior foi a sua aplicação e dedicação ao trabalho no movimento espírita. Estendeu os agradecimentos àqueles que permitiram à FERGS chegar aos dias de hoje, através de dois ex-presidentes da entidade que acompanharam a solenidade: Nilton Stam Andrade e Gládis Pedersen de Oliveira.
No encerramento da solenidade de posse da diretoria e conselho fiscal da FERGS, gestão 2016/2018, o ex-presidente da federação entre 1998 e 2001, Nilton Stam Andrade, fez uma exortação aos espíritas de todo o Estado para que cerrem fileiras junto ao novo presidente e sua diretoria. Lembrou a necessidade de todos trabalharem juntos para fazer da terra um lugar melhor na caminhada com Jesus. Antes, no entanto, ele elencou alguns problemas enfrentados pelo espiritismo, citando como um dos principais a comunicação.