quinta-feira, 28 de julho de 2016

VIDA E VALORES

O VALOR DA ORAÇÃO PARA A VIDA

      É tão significativo, tão indispensável orar, como é importante e significativa nossa alimentação de cada dia. Mas o que quer dizer orar? Orar é um verbo diretamente saído do latim. Orare. E orare, significa falar. Todas as vezes que falamos, oramos.

           Por que chamamos a prece de oração? Porque nesse caso, estaremos falando com o nosso Criador. Orar significará falar com Deus.

          A oração que verte de nossos lábios precisa vir de nossas entranhas. Por mais simples que seja, por mais sensível que seja, vem do nosso íntimo. Por isso, o ensino crístico: Quando orardes, entrai para o vosso aposento e orai em secreto, uma vez que o Pai que vê tudo que se passa em secreto, vos atenderá. (Mt. 6:6).

      Como é importante ter essa consciência cristã de que as coisas verdadeiras são aquelas que se passam em nossa intimidade.

         A oração nos traz uma outra reflexão. Como é que deveremos orar? Se é um gesto da nossa intimidade, será que as posições exteriores nos ajudam a orar? Possivelmente não. 


          Para que oremos, não há necessidade de que nos mantenhamos de pé, ou assentados, ou de joelhos. As posições exteriores não interferem na grandeza da nossa conversa com Deus. O que tem que ser importante, ao orarmos, é nossa postura interior.

   Como os nossos pensamentos são de origem eletromagnética, naturalmente que o nosso pensamento será elevado ao mais alto que tenhamos conseguido impulsioná-lo. E é por causa disso que constatamos a importância e a beleza de orar. Abrir com essa chave os arquivos Divinos, os arcanos de Deus e com ela comungar com Deus, saídos do nosso subúrbio de necessidades, para a grande metrópole do amor de Deus.



Vida e Valores - uma seleção de textos adaptados para a escrita que foram gravados pelo orador espírita Raul Teixeira para a FEP - Federação Espírita do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário